Rpg Maker VX – Mapas Intutivos

Com as novas informações liberadas pela enterbrain sobre o editor principal, ficou a duvida das mudanças que houve nas construções dos mapas. Ai vai uma explicação (com screns =D)

- Função dos AutoTiles

Facilitar a construções dos Mapas no Rpg maker VX
Por exemplo, quando um “Tile de terreno” é colocado em um “Tile de mar”, os limites da costa são completados automaticamente. Essa é a função do AutoTile

Mesmo, que você escolha o tile de “uma árvore”.

011a

A floresta é preenchida igualmente.
011

- Efeitos de Sombras Automaticos

Trata-se da função de adicionar efeitos de sombras automaticamente nos tiles, quando um tile é um muro, ou quando uma cidade é construída ou uma dungeon.

Por Exemplo, A base do terreno já foi preenchida. A sombra automaticamente se posiciona à direita da construção quando ele estiver sendo construído.
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O Resultado é vantagem do mapa parecer real, trabalhando com ele direto no Rpg Maker VX.

-A Camada é encontrada automaticamente.

Relação hierarquia dos tiles ao serem construídos.
No “XP” era possível construir os Mapas apartir da camada inferior, superior e a top.

No entanto, se você colocar qualquer tile em qualquer camada ele pareceria bonito? Era preciso, vários testes até achar a layer correta. Portanto agora. A camada é reconhecida automaticamente com o “Rpg Maker VX”.

Se você por uma arvore em um pasto ou em qualquer terreno.
00014.jpg

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A arvore pode ser colocada com tiles de terra que terá o melhor posicionamento possível. Não a problema mesmo que os tile que compõe o caminho sejam deferentes.

00018.jpg

Por outro lado, quando você colocar outros tiles em cima, você poderá apagá-los de uma vez (Quando estiver usando o Tile de Base (terreno)).

Quando você estiver usando realmente, você entederá o que tentei descrever aqui.

Podemos dizer que construir mapas ficou muito intuitivo e fácil.

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24 respostas para Rpg Maker VX – Mapas Intutivos

  1. Thigo disse:

    Não entendi muito bem esse negócio de mapas intuitivos, pelo que percebi é o mesmo que acontecia no RM2k ou RM2K3, porém mantendo-se as camadas adicionais de tilesets existentes no RMXP, é isso?

    A sombra é bem legalzinha, mas muitos tilesets já tinham isso desde o RM2K, só não era automático como está parecendo.

    Agora, esse lance da camada ser reconhecida automaticamente é realmente interessante. Odiava ter que ficar trocando de camada no XP xD de qualquer forma isso pode gerar alguns problemas, mas acho que no geral é bem positivo

    Valeu pelas informações Darkjouse, abraços

    • Davidd disse:

      se houvr algum problema com camadas (muito raro) é só criar um evento com o gráfico do que você quer colocar porcima
      EX: existe uma mesa circular, que não é possivel coclocar nada encima, você pode criar um evento de algo como um livro encima dela´,eisso não vai gerar nenhum problema

  2. leandro leoric disse:

    gostei de ver que o prg meker esta em constante evolução, fazia um tempo que procurava saber sobre ele, mas agora ja to até querendo baixar o xp.

  3. EU disse:

    Gente ousa bem o meu conselo
    esse Rpg maker vx é uma mer da
    ele é igual ao rpg2k antigo e não muda nada,não é nada 3d nem possui algo em q lhe imprecione não perca seu tempo baixando ele.
    Baixe o rpg maker xp que é bem melhor,facil de mexer e da pra criar jogos incriveis
    Depois não diga q não avisei

    • Davidd disse:

      Nada a ver!
      o RMVX é muito melhor, o gráfico e 100x melhor que o 2k e o 2k3, o XPnão dá para colocar faces, não existe criação autoamtica de baús, portas, pousadas e teletransportes, nem o gerador de dungeons, no XP não é possível criar mapa múndi..
      afe se eu for citar todas vantagens do VX vou dormir aqui…
      até mais

    • Nada a ver!(2)
      Aqui não disse que era 3D mas, existe um script que quando entramos no balão, da uma empressão q fica 3D e fica bem legal.
      Dá para colocar Scripts também no rmvx
      Se quer fazer uma caverna, é só usar o “gerador de dungeon” e no rmxp tem q fazer a mão.
      O rmvx tem gráficos melhores do que o rmxp. E é facil de usar.
      E também…
      ZZZzzz…

      hm?!
      dormi de tanta coisa de vantagem que tem no rmvx

  4. To contigo disse:

    Eu concordo, rpg maker vx traz varios problemas para a construção de mapas, por exemplo os tiles de base… Eles não possuem fade, então, se você quiser fazer um caminho, ele vai ficar destacado do outro por quadrados de terra, simplesmente horrivel!!

    • Davidd disse:

      na vida real é a mesma coisa! não dá para deixar cmpletamente compatível uma plaa de pedra em cima da grama!
      e você só disse UM argumento!
      e eu ainda o rebati, se for chamar algo de horrível, pelo menos use argumentos mais plausíveis!

  5. bruno disse:

    como posso colocar um servidor online

  6. meurer15 disse:

    acabei de fazer um blog, gostaria q vc me add ai o seu por favor
    eu ja coloquei o seu no meu

  7. cyrax733 disse:

    o rpg maker vx não o server para colocar online.

  8. PhiL disse:

    Eu uso as versões 2000 e 2003 ja tem um tempo, agora to começando a usar as versões XP e VX, porém a VX estou tendo alguns problemas, pois tem um tempão q num mexo… tipo, como eu faço para colocar mais Chipsets (tiles) no Bando de dados do programa??
    Tem como colocar mais Tilesets no RMVX, ou só dá pra usar os q ja vem no programa??
    Vlw ae

  9. OI GOSTARIA Q VC SE PODER ME MANDASE UM TUTO DE BATALHA LATERAL OU UM FEITO POR VC POR FAVOR SO PRA TER UMA IDÈIA DE COMO FOI FEITO OK!! DESDE DE JÀ AGRADEÇO A ATENÇAO.

  10. rpj maker disse:

    ai galera eu vou criar outro jogo meu que que saber mais sobre meu jogo e so add bbnapista@hotmail.com vlw galera kaskkas vai ser o melhor
    kask rsrrsrs

  11. jubileu disse:

    valeu pelas dicas aew !!! eu to fazendo meu jogo
    ele se chama : MEDIEVAL “A era da batalha”

  12. Davidd disse:

    Ae galera,eu trabalho a muito tempo com RPG, sou profissional, já criei muitos jogos completos, já utilizei o 2k(2000) o 2k3(2003) o XP e o VX, o 2k não é muito bom por conta dos gráficos, o 2k3 tem vantagem por ter batalha lateral, mas nesses dois não é possível usar scripts, or isso eles são HORRÍVEIS!
    sem scripts, todos jogossão iguais, todos sistemas serão semelhantes. Script é um sistema de códigos que configuram novas funções ao jogo, Exemplo, uma nova opção no menu, um novo sistema de batalhas, ou aumentar a quantidade de membros na sua equipe.
    o XP é um dos melhores, mas eu não gosto muito porquê não dá para fazer mapa mundi, cada mapa tem seu próprio tileset, por exemplo um mapa de campo só tem um tipo de árvore e uma tenda! o VX éo mellhor de todos, é possível fazer mapa mundi, há um sistema de sombras AUTMÁTICO! e Autotiles! para quem não sabe, autotiles são adaptações automáticas no mapa EX: se você criar uma ilha no meio do mar, os limites da costa aparecem AUTOMATICAMENTE. No VX têm um sistema de VEÍCULOS! é possível criar aeronaves, balões, aviões etc, Barcos, Canoas, Navios etc. Nas menságens é possível inserir as faces dosp ersonagens (ajuda a mostrar quem está falando, isso descolplica muito , não é mais preciso escrever o nome do personagem:

    Adam: Eu sou muito forte!

    outra vantagem do VX é o Gerador automático de Dungeons
    que permirecom um clique que você crie uma Dungeon(caverna/subterrãneo) automaticamente poupando muito tempo. Há também o sistema de criação automática, que cria automaticamente algo que dá muito trabalho, EX:
    portas, baús, teletransportes ou pousadas ANIMADAS(por exemplo, ao invés da tampa do baú abrir de umasó vez, ela se mexe aos poucos até o fim!ajudandoo a criar tesouros perfeitos automaticamente!
    VIXE esse posttá muito grande! quem tiver mais dúvidas add no MsN! davilg@hotmail.com
    Té mais!

  13. Davidd disse:

    Tirando dúvidas:
    Colocando um novo TileSet:
    Para que você use um novo tileset é preciso sacrificar um antes… =( …
    1ºpasso:salve o TileSet com o nome TileE(substitui oantigo tileset E)
    2º passo:abra o resource manager e abra a pasta System
    3º passo:clique em importar e selecione o “TileE”
    4º Já aabou!
    ISSO TAMBÉM SE APLICA COM ICONSETS, WNDOWS, TITLE E OUTRAS COISAS!!!

  14. Davidd disse:

    Tirando dúvidas:
    É POSSIVEL COLOCAR UM SERVIDOR DO VX ONLINE?
    É POSSIVEL SIM!!!!
    quem disse que não é não entende de Rpg maker!
    é preciso um programa, eu conheço um chamado NetPlay
    BOA SORTE!

  15. Davidd disse:

    Tirando dúvidas:
    os tiles de base não possuem nenhum problema!
    ou você queria que um tile de grama e um tile de terra ficassem 100% compatíveis? na vida real é desse mesmo jeito! outra coisa, se alguém sem querer passar um tile de base por cimada árvore, é só passaro til da árvore por cima! Somente algum ser irracional nunca tentou isso! agora, quem quizer criticar o RMVX
    (RpgMakerVX) venha debater comigo e não critique sem um bom argumento.

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